Agenpol se reúne com presidência da Ales

 

A diretoria da Agenpol se reuniu no último dia 15/02 com a nova direção da Ales e da Comissão de Segurança da casa.

Na reunião que teve como objetivo principal tornar mais próximas as relações institucionais entre a Agenpol e o comando da Ales e da Comissão de Segurança, discutiu-se, dentre outros a necessidade do Nível Superior para todas as categorias policiais civis que hoje é a principal reinvindicação dos Agentes de Polícia.

Os Agentes de Polícia entendem que com a implementação do nível superior para todas as categorias todos sairiam ganhando, pois no limiar do século XXI é inconcebível que uma polícia judiciária e investigativa não valorize a educação e a qualidade técnica como vetores fundamentais para se alcançar seus objetivos primários.

Outro fator destacado na reunião foi quanto ao notório desvio de função que hoje é imposto à categoria dos Agentes, que obstante desenvolverem diuturnamente as funções de investigação e de escrivão suas remunerações são abaixo dessas categorias, o que tem levado a categoria a discutir tais situações junto ao judiciário, aumento ainda mais a judicialização das causas trabalhistas.

A diretoria da Agenpol aproveitou a reunião para destacar que entende o atual momento de crise vivido em todo o país e se mostrar aberta a negociações que não ocasionem de imediato impacto financeiro ao Executivo, de modo que a implementação do nível superior pode ser efetivado pelo governo de modo tal que não afete a segurança financeira do Estado.

Nesse sentido o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (PMDB), se disse muito satisfeito com as propostas e se comprometeu a apresenta-las ao Executivo e ainda a ser um porta voz da categoria junto ao governo.

Presente também a reunião, o deputado Gilsinho Lopes (PR), que retorna a presidência da Comissão de Segurança, reiterou sua posição a favor do nível superior, destacou a importância dos Agentes de Polícia no atual contexto da Polícia Civil e reiterou sua disposição pela defesa dos direitos da categoria.