Comissão Externa da Câmara dos Deputados investiga morte de policiais em serviço

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2016, estima-se que dos 660 mil policiais em todo país (3,2 % da população) 398 morreram em serviço, o que significa 60,3 mortes para cada 100 mil policiais, números semelhante a um estado em guerra.

Por esses e outros motivos, a Câmara dos Deputados criou uma Comissão Externa que visa investigar a morte de policiais em serviço e ainda propor alterações legislativas quanto a gestão da atividade policial no Brasil.

Dentre as atividades da Comissão está a realização de Audiências Públicas em alguns Estados, já tendo sido aprovado audiências no Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, mas ainda não no Espírito Santo, nesse sentido, a Agenpol vai solicitar a comissão externa da Câmara dos Deputados, a realização também de uma Audiência Pública no Estado, face as inúmeras mortes de policiais em serviço ocorridas no Espírito Santo.

A Agenpol entende como oportuno o trabalho desenvolvido pela Comissão, pois a mesma tem como propósito apresentar propostas legislativas que visem promover maior segurança e qualidade de serviço ao policial brasileiro.
Em um momento em que a sociedade nacional começa a de fato discutir as questões relacionadas a Segurança Pública a Agenpol pretende participar ativamente e defender as questões que afligem o policial, sobretudo o Agente de Polícia do Estado do Espírito Santo.

Dentre outras questões, a Agenpol levará a Comissão a proposta de que o nível superior de escolaridade seja obrigatório para ingresso nas carreiras policiais como mecanismo de garantir as forças policiais um índice de capacitação inicial mais elevado e obrigatório para ingresso na carreira em todo o país.

Outro ponto que a Agenpol vai defender junto a Comissão e demais parlamentares é a proposição da Comissão da criação de um Ministério da Segurança Pública, bem como um fundo financeiro com repasse mínimo para o desenvolvimento e manutenção das forças policiais Estaduais.

Com essa medida, a Agenpol visa além de aprimorar a luta pela qualidade de serviço do Agente de Polícia capixaba, auxiliar o Estado do Espírito Santo e o Federal a conseguir novas idéias para a gestão policial bem como novas formas de financiamento para o setor e assim poderem oferecer o mais rapidamente possível a necessária valorização e reposição salarial ao setor policial.